Últimas Notícias
Capa / Notícias / Campestre / 23 anos da Terra forte, onde germina esperança!
23 anos da Terra forte, onde germina esperança!

23 anos da Terra forte, onde germina esperança!

 

 

Por Anderson Fagundes

 

Terra forte, onde germina esperança!

 

 

Por estar rodeada de campos verdejantes adotou-se o nome que hoje conhecemos (Campestre), berço de um povo forte e esperançoso, tem seus primeiros registros ligado ao município de Jundiá nossa terra irmã, foi vila e depois distrito daquela cidade, mais logo nos seus primeiros anos de existência foi dando sinais da sua força a altivez, não por disputa, mas por consequência de sua localização geográfica e proximidade com uma grande indústria (A Usina Santa Terezinha, por muito tempo uma das maiores produtoras de açúcar do país) no município de Água Preta – PE, Campestre sempre desfrutou de um maior poder econômico tendo uma das maiores feiras livre da região, de um maior poder político (sempre elegendo cidadãos de Campestre como prefeitos da sua sede) além de um maior número populacional.

Sem dúvida a maior conquista da nossa cidade foi sua Emancipação Política e 25 de novembro de 1994, feito que foi buscado e conquistado por muitos moradores e representantes políticos da nossa terra, porém até hoje Campestre demonstra força e persistência para conquistar dias melhores e mais vitoriosos.

Não poderia ser diferente, pois uma cidade que tem como principais características do seu Povo, a humildade, a força, a solidariedade, a esperança, a alegria e sobretudo o amor incondicional pela terra natal (basta olhar para aqueles que a muito tempo foram morar em outras cidades, mas se orgulham em dizer que é de Campestre e na primeira oportunidade estão aqui.). São essas especificidades que fazem da nossa gente uma gente especial.

Dar orgulho de dizer que moramos ou nascemos em uma cidade que produz figuras, que podemos dizer que muito mais que importantes são folclóricas na nossa cultura e memória, Como o eterno poeta Guaraná, cordelista que contava os maiores acontecimentos da cidade em cordéis perfeitos e gostosos de ler ou ouvir, Amara de Peu que não tem uma só pessoa na cidade que não  a conheça, ou por suas características físicas de menina, ou por sua alegria ou por seu gosto quase que orgânico por (trocar), o saudoso vereador Maraca ou o Maravilha que enchia os ouvidos e olhos de todos com  seu jeito educado e eloquente contando as  histórias sobre a construção da nossa cidade e por fim mas não menos importante o Seu Jair, poeta, músico, pai, amigo que com sua sensibilidade e delicadeza já animou tantos Carnavais, tantos São Joãos e tantos Natais de centenas de crianças do nosso município.

Campestre de fato é um lugar especial, com pessoas e histórias especiais, vimemos atualmente um momento de transição. Passamos por vários e logos anos onde acreditávamos que iríamos crescer e progredir, mas logo em seguida nos decepcionávamos, hoje vemos a olhos nus que nosso município está trilhando um caminho de desenvolvimento e prosperidade, que a dignidade do nosso povo está sendo recuperada e a esperança nos olhos dos nossos munícipes volta a brilhar.

Neste dia 25 de novembro de 2017, Campestre faz 23 anos de emancipação política, mas os mais lindos, fraternos e sinceros parabéns são para o nosso Povo que é o principal responsável por todas as conquistas e avanços da nossa terra. Terra forte que germina esperança.

Anderson Fagundes:

Graduado em Letras
Especialista em Linguística Aplicada só Ensino de Língua Portuguesa
Coordenador de Programas Educacionais do Ensino Fundamental II do Município de Palmares (2008 a 2016)
Diretor do Centro de Ensino Fundamental Min. Renan Calheiros (2009 a 2012)
Professor do curso de Pós-graduação da Famasul ( 2012 a 2016)
Diretor Administrativo da Unidade Mista de Campestre (2015 a 2016)
Professor Efetivo do Governo do estado de Pernambuco (2017)
GMC do Município de Campestre (2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*