Encontro discute o papel das organizações da sociedade civil para viabilizar uma convivência mais harmônica e sustentável com as condições climáticas do Sertão. 7º Seminário Internacional do Centro Xingó
Divulgação
Alagoas e mais dois estados vão ser polos presenciais para o 7º Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido, realizado pelo Centro Xingó entre os dias 1 e 4 de dezembro. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o evento acontece em formato híbrido, com transmissões ao vivo pela internet e nos polos.
O evento tem como tema este ano “O Semiárido em movimento: outros futuros possíveis”. Na ocasião, será discutido o papel das organizações da sociedade civil para viabilizar uma convivência mais harmônica e sustentável com as condições climáticas do Sertão – especialmente durante a pandemia e com os seus impactos.
O objetivo dos polos presenciais é possibilitar a inclusão de quem não tem acesso ou conexão estável com a internet para assistir ao evento. Os interessados poderão acompanhar a transmissão nos seguintes locais:
Alagoas: Escola Municipal Deputado José Bandeira, no Povoado Lagoa Nova, em Piranhas
Pernambuco: Associação dos Agricultores Familiares (AAFAM), no Assentamento Mandacaru, em Petrolina
Sergipe: Teatro Raízes Nordestinas, no Centro de Poço Redondo
Todos os locais seguirão as orientações de prevenção contra a Covid-19. Por isso, o uso da máscara é obrigatório e a participação é limitada a 20 vagas por dia e por polo.
Para quem vai acompanhar online de outros locais, é possível fazer a inscrição até sexta (27) (clique aqui para se inscrever). O link para participação será enviado para o email informado durante o cadastro.
Entre as principais ações que envolvem o evento, há a Taxa Solidária – uma arrecadação coletiva e voluntária, em que os recursos são repassados para uma iniciativa selecionada.
O Centro Xingó é resultado da gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura de Alagoas (SEAGRI/AL) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) para ser um polo para desenvolvimento de métodos e estratégias de convivência com o semiárido.
O 7º Seminário conta com patrocínio do Sebrae Alagoas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e do Banco do Nordeste (BNB).
Programação completa
01/12/2020 (Terça-feira)
14h – Abertura Institucional
15h – O SEMIÁRIDO EM MOVIMENTO: OUTROS FUTUROS POSSÍVEIS.
02/12/2020 (Quarta-feira)
14h – Efeitos da pandemia no desenvolvimento socioambiental do Semiárido.
15h30 – Oportunidades e desafios na governança dos recursos hídricos no Semiárido.
03/12/2020 (Quinta-feira)
14h – Diversidade e mudança social: gênero, etnia e juventude no Semiárido.
15h30 – Estratégias de inovação social para o desenvolvimento das economias locais.
04/12/2020 (Sexta-feira)
14h – Inovações socioprodutivas para o Semiárido.
15h30 – Rede de Centros Internacionais de Inovação e Conservação.
17h00 – Encerramento do Seminário.
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 AL