Chuva contínua acende alerta para níveis do Rio Jacuípe e das lagoas Mundaú e Manguaba

0
5

Semarh e Defesa Civil de Alagoas e dos municípios monitoram situação. Rio Jacuípe transborda e invade as casas da região do município de Jacuípe
A chuva constante que atinge Alagoas desde o fim de semana tem elevado o nível de rios e lagoas em diversas regiões. Nesta segunda-feira (13), foi emitido um alerta para as regiões do Rio Jacuípe, que atingiu a cota de transbordamento, e também para as regiões das lagoas Mundaú e Manguaba, principalmente em Marechal Deodoro.
De acordo com informações da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a previsão para esta segunda ainda é de chuvas contínuas no litoral, zona da mata e região metropolitana de Maceió. Equipes das Defesas Civis municipais e estadual monitoram os níveis de água nestas regiões.
No domingo, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) já havia emitido um alerta para risco de inundação do Rio São Miguel, em São Miguel dos Campos.
Nas últimas 30 horas, Marechal Deodoro recebeu um volume de chuvas de 72,8 mm; no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, o nível de chuva chegou a 77,1 mm; e em Jacuípe, choveu 80,2 mm.
“Em Marechal Deodoro choveu 148, 8 mm nas últimas 48 horas. Neste momento, o nível da Lagoa Mundaú está em 126 cm e seu nível de transbordamento é de 150 cm, o que nos deixa em alerta para a situação”, explicou o coordenador da sala de alerta da Semarh, Vinícius Pinho, ao afirmar que as lagoas do estado também serão monitoradas.
Ainda segundo a Semarh, o monitoramento meteorológico e hidrológico das regiões de Alagoas continua sendo realizado. De acordo com a média aguardada para este período, o volume de chuvas para o mês de junho está dentro do esperado.
A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros de Alagoas informaram que estão monitorando o nível dos rios e lagoas e que, em Marechal Deodoro, a lagoa chegou a subir 50 centímetros acima do normal.
Em caso de riscos, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 3315-2843, e as próximas atualizações podem ser acompanhadas pelo site da Sermarh.
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here