Deslizamento de terra é registrado em área de mata preservada no Ouro Preto, em Maceió

0
2


Mata é localizada entre os condomínios Tarcísio de Jesus e Aldebaran. Moradora denunciou descarte irregular de resíduos na área. Terra cede e árvore tomba em área de mata por trás de residencial no Ouro Preto, Maceió
Um deslizamento de terra foi registrado em uma área de mata preservada no bairro Ouro Preto, em Maceió, nesta terça-feira (30). A área fica entre o condomínio Tarcísio de Jesus e um acesso ao condomínio Aldebaran. O local é um ponto de descarte irregular de resíduos sólidos, como geladeira e sofá.
Uma moradora que pediu para não ser identificada disse que acredita que o deslizamento ocorreu devido ao excesso de água por causa das chuvas somado à grande quantidade de resíduos que é jogada na área.
“Eu já falei com o síndico da gestão anterior e o atual várias vezes, nenhum dos dois deu ouvido para o que eu falei. Tentei fazer a denúncia no aplicativo do IMA, mas simplesmente não abre. Liguei para a Secretaria de Meio Ambiente, o pessoal não me deu nenhum retorno, depois liguei pra o IMA e não me atenderam, só entraram em contato comigo depois que coloquei na rede social. Aí me ligaram pedindo pra eu enviar uma mensagem pra um número de celular, fazer a denúncia por lá. Eu fiz a denúncia e disseram que iam mandar um técnico para avaliar. Ele nunca apareceu”, disse.
O G1 entrou em contato com o IMA, que informou que que as denúncias recebidas pelo instituto são encaminhadas à Prefeitura de Maceió. O IMA orienta que os moradores acionem a prefeitura.
A Superintendência Urbana de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) informou por nota que a solicitação já foi encaminhada para o Núcleo de Monitoramento Arbóreo do órgão para que seja encaminhada uma equipe até o local para realizar uma vistoria e tomar as medidas cabíveis para que não haja danos ao meio ambiente.
A moradora contou que quando outros moradores do condomínio Tarcísio de Jesus fazem reforma, os entulhos são todos jogados na área de mata. Ela disse que é possível encontrar geladeira, fogão, sofá, resto de máquina de lavar na área.
“Moro aqui há 15 anos, e o condomínio não vistoria isso. Os próprios funcionários do local jogam coisas pro lado da mata. Existem moradores que não respeitam e jogam lixo para o lado da mata. Se você fizer uma varredura lá dentro, você vai constatar geladeira, fogão, sofá. Existe muito lixo no lado da mata. Inclusive o cheiro é muito forte, o mal cheiro é intenso, porque ali tem uma fossa, ela não está aberta, mas acho que deve estar furada porque está saindo um tipo de líquido [parecido com lama]”, afirmou.
Terra em área de mata no Ouro Preto, em Maceió, cedeu e uma árvore tombou no local
Arquivo pessoal
Moradora de residencial no Ouro Preto, em Maceió, registra vazamento que seria da fossa do condomínio
Arquivo pessoal
Área de mata por trás de condomínio residencial no Ouro Preto, em Maceió, está sendo degradada
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here