Idosos de 79 a 82 anos começam a ser vacinados contra a Covid-19 em Arapiraca

0
13


Quem não quiser ser vacinado, precisa assinar um termo de recusa. Mais de 5 mil pessoas do grupo prioritário já receberam a primeira dose do imunizante na cidade. Idosos com mais de 79 anos são vacinados contra a Covid-19 em Arapiraca
Os idosos com idade entre 79 e 82 anos começaram a ser vacinados contra a Covid-19 nesta terça-feira (2) em Arapiraca, Agreste de Alagoas. O Município recebeu cerca de 1,6 mil doses da Oxford/AstraZeneca na segunda (1).
Para se vacinar é preciso levar um documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência e o Cartão Nacional de Saúde, que deve estar atualizado com o endereço de Arapiraca.
Locais de vacinação
Na cidade – Os idosos da nova faixa etária devem se dirigir até a sede do Sesc Arapiraca, localizado no bairro Santa Edwiges, próximo ao Centro Administrativo Municipal. O horário de atendimento das equipes de vacinação é das 8h às 18h, de segunda a sexta.
Na zona rural – A vacinação está sendo realizada por equipes volantes e seguindo cronograma estipulado em parceria com as Unidades Básicas de Saúde. Como Arapiraca possui 97,5% de cobertura do Programa de Saúde da Família, o trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde tem ajudado a monitorar os idosos que serão vacinados.
Vacinação de idosos contra a Covid-19 em Arapiraca, Alagoas
Pablício Vieira/Ascom Arapiraca
Arapiraca começou a vacinação no dia 21 de janeiro. A prefeitura informou que planeja a abertura de novos locais de vacinação ainda nesta semana.
Até o último levantamento, atualizado no dia 27 de fevereiro, mais de 5 mil pessoas do grupo prioritário já receberam a primeira dose do imunizante na cidade, dentre os quais estão idosos acima de 83 anos, idosos que residem em instituições de longa permanência, profissionais da Saúde da linha de frente contra a Covid, profissionais da Atenção Básica e Especializada com idades acima de 50 anos ou que estejam afastados de suas atividades devido comorbidades de saúde.
Termo de recusa da vacina
A prefeitura de Arapiraca está orientando aos profissionais de saúde que o idoso ou o seu responsável legal que recusar o imunizante assine um termo de responsabilidade.
“Nossas equipes volantes estão realizando a vacinação na zona rural e também na casa dos idosos acamados. Alguns familiares não se sentem seguros e acabam rejeitando o imunizante”, lamentou a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, a enfermeira Mônica Suzy.
De acordo com a prefeitura, a dose rejeitada será redirecionada para outra pessoa que também faça parte do grupo prioritário.
Vacinação de Oxford/Astrazeneca é aplicada em idosos com mais de 79 anos em Arapiraca, Alagoas
Pablício Vieira/Ascom Arapiraca
Saiba mais sobre a vacina Oxford/Astrazeneca
Que vacina é essa? Oxford Astrazeneca
Veja os vídeos mais recentes do G1 Alagoas
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here