Reimpressão do RG passa a ser solicitada pelo site do Instituto de Identificação de Alagoas

0
5


Novo serviço não é uma segunda via do documento e sim a reimpressão do documento que apresentará a mesma data de expedição da última via solicitada. Reimpressão do RG poderá ser solicitada de forma on-line no site do Instituto de Identificação de Alagoas
Ascom/ Perícia Oficial
O Instituto de Identificação de Alagoas vai lançar na próxima quinta-feira (13) o serviço de solicitação on-line da carteira de identidade, que recebeu o nome de RG on-line. Com a solicitação será possível a reimpressão do documento que tenha sido emitido nos últimos 5 anos, caso haja necessidade.
O Instituto de Identificação reforça que o novo serviço não é uma segunda via do documento e sim a reimpressão da carteira de identidade que apresentará a mesma data de expedição da última via solicitada, acrescida da data do novo pedido.
A novidade estará disponível no link serviços eletrônicos do Instituto de Identificação no site da Perícia Oficial.
Após a solicitação, a retirada do documento deverá ser feita de forma presencial. O cidadão terá que se dirigir até a sede do instituto para isso. Para evitar fraudes, apenas o próprio titular poderá fazer retirada do RG quando a mesma estiver pronta, mediante agendamento eletrônico e conferência biométrica das impressões digitais.
O Superintendente do órgão, Roney Presbítero, garantiu que a plataforma digital é segura e explicou que o procedimento on-line é rápido. Segundo ele, o serviço a solicitação poderá ser feita através de qualquer dispositivo eletrônico, conectado à Internet. Mas, para isso, o solicitante precisa possuir todas as biometrias (imagem da face, impressão digital e assinatura) já cadastradas no sistema de identificação civil do órgão estadual.
“Ao acessar a página, o usuário deverá clicar no ícone RG-Online e preencher o pedido com os dados obrigatórios que serão solicitados. No final do atendimento, o sistema gera um boleto para pagamento da taxa no valor de R$26,97. Após a confirmação do pagamento é que a carteira deverá ser reimpressa no prazo de 5 dias úteis”, disse o superintendente.
Mais de 1 milhão de pessoas em todo o Estado estão credenciadas a usar o novo serviço, que deve agilizar o atendimento, evitando aglomerações nos postos.
2ª Via
Quem precisar fazer alterações de nome de solteiro para casado, de casado para divorciado, ou outros tipos de correções, o procedimento continua sendo ainda por meio da emissão da 2º via de forma presencial, cujo atendimento é feito através do agendamento eletrônico.
O mesmo acontece com os usuários cuja data de expedição da carteira de identidade tenha ultrapassado os cinco anos estipulados por essa nova modalidade.
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here