Vídeos mostram temporal em Maceió com raios, relâmpagos e trovões

0
3


Fenômeno foi provocado pela formação repentina de nuvens que devem se dissipar durante a noite, segundo a meteorologia. Chuva forte e trovoadas pega maceioense de surpresa
O final da tarde desta terça-feira (26) em Maceió foi marcado por raios, relâmpagos, trovões e fortes pancadas de chuva (veja no vídeo acima). O fenômeno foi causado pela formação repentina de um aglomerado de nuvens chamadas de cumulunimbus.
Segundo o meteorologista Vinicius Pinho, coordenador na sala de alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o fenômeno é parecido com o que ocorreu no final de semana, quando foi emitido um alerta e chegou a provocar rajadas de vento na região de Maragogi.
As nuvens se formaram de forma rápida durante a tarde no litoral e na região metropolitana. As imagens enviadas ao G1 por internautas mostram que o fenômeno foi visto de vários bairros da capital.
“Geralmente, esse tipo de nuvem se forma quando temos uma variação grande de temperatura durante o dia, e elas são eletricamente carregadas, pois têm um grande desenvolvimento vertical e tem muita turbulência dentro dela”, explicou o meteorologista.
Toda essa turbulência faz com que as gotículas de água e cristais de gelo dentro dela, fiquem se chocando deixando a nuvem eletricamente carregada. E isso explica os raios, que apesar de serem vistos de vários bairros, estão caindo no oceano.
Ainda segundo Vinicius, o fenômeno não deve durar muito tempo e essas nuvens que se formaram devem se dissipar nas próximas horas.
Raios foram vistos de vários bairros de Maceió, mas caíram no oceano, segundo meteorologista
Relâmpagos provocaram clarão no céu de Maceió no início da noite
Reprodução
Meteorologia explica que formação de nuvens aconteceu de forma repentina no final da tarde
Vinicius Pinho/ Semarh
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here